História

O Curso de Mestrado em Medicina Veterinária foi criado em 1978 e credenciado em 1994, sendo um dos primeiros programas de pósgraduação na UFRPE. Em 1999, com a aprovação do Projeto do Curso de Doutorado em Ciência Veterinária, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária - PPGCV (Mestrado e Doutorado) que instituiu, pioneiramente, o Doutorado em Ciência Veterinária na Região Nordeste, o qual está classificado com conceito 5, na avaliação mais recente da CAPES.

O Programa tem como objetivo capacitar, em uma concepção pedagógica interdisciplinar, profissionais em Ciência Veterinária para o exercício, em alto nível, da docência, da pesquisa e da atividade autônoma, bem como fomentar a pesquisa e a produção de novos conhecimentos em Ciência Veterinária. Também nos últimos anos o PPGCV passou a estimular fortemente a produção técnológica e o desenvolvimento de patentes.

Até o presente, mais de 450 dissertações e 170 teses foram defendidas, e os egressos, em sua maioria, estão desempenhando atividades em sua área de formação, vinculados a Instituições Públicas e Privadas, em todo o país.

O PPGCV dispõe da infra-estrutura laboratorial em diferente departamentos da UFRPE em Recife. Também conta com o apoio do Hospital Veterinários em Recife e Garanhuns e da Clínica de Bovinos em Garanhuns. Ainda deve-se observar que devido a formação dos membros do programa, os pesquisadores ainda contam com trabalhos desenvolvidos na FioCruz e em outras universidades na região.

Considerando a atual necessidade dos programas de pósgraduação foi estimulado o tratamento rápido e sistematizado da informação, a UFRPE investiu fortemente na informatização de praticamente todos os setores, tornando a internete acessível a todos os membros da comunidade universitária, através do sistema “wi-fi”, o que facilita o acesso ao banco de teses e dissertações além do portal de periódicos da CAPES, pelos aluno do PPGCV e também daqueles que visitam a instituição. Tradicionalmente o Programa mantém intercâmbio com outras Instituições da Região e de outras regiões, como EMBRAPA, IPA, UFPE, UFPB, EMEPA, UFPI, UFBA, UECE, UFMA, UEMA, UNIFESP, FIOCRUZ e outras.

Também mantém intercâmbio com Instituições internacionais, com a Texas A&M University, Louisiana State University, Rutgers, entre outras possibilitando entre outras coisas, a formação de parte do doutorado no exterior para os nossos discentes. Continuamente buscam-se iniciativas tentando ampliar os intercâmbios nacional e internacional, visando uma melhoria na qualidade das pesquisas, bem como o envio de doutorandos para estágios fora do País, o PPGCV participou de missões na Texas A&M (EUA), LSU (EUA), Universidade de Giessen (ALE) e Hannover (ALE), além de vistas de nossos professores a outras universidades na America do Norte e na Europa. Também em 2013 o PPGCV investiu na formação complementar dos alunos do doutorado com disciplinas oferecidas por professores internacionais.